domingo, 31 de maio de 2009

Essas mulheres e seus blogs maravilhosos...


Nessa última semana vasculhei de cabo a rabo (nem tanto, ainda falta) a net no mundo dos blogs. Mais precisamente blogs escritos por mulheres. Está dando um trabalhão, pois 80% dos nossos blogs tem autoria feminina. Não imaginei que fossem tantos. E são 'meninas' de 8 a 80 passeando pelos mais diversos assuntos: poesia, psicologia, variedades, entretenimento, sexo, culinária, decoração, moda, jornalismo, tecnologia, política, tudo que se possa imaginar.
Uns muito bons, com textos leves, inteligentes e informativos. Outros nem tanto.
Mulheres defendendo com clareza suas opiniões das coisas que acontecem pelo mundo...
Li reportagens sobre o feminismo, sobre compras, sobre relacionamentos com príncipes encantados e sapos, sobre celebridades e suas gafes, sobre políticos, leis, sobre suas cidades, exaltando belezas e criticando imoralidades públicas...
E li, ainda agora, uma frase muito boa no Blog Borboletário:
"Mulheres que escrevem são boas de contar histórias, mas se cochilarmos podem fazer-nos ver o bonde aonde não há trilhos! Ou vice-versa! Mulheres que escrevem são um perigo!" (Marcelino Rodriguez - escritor)
Vale a pena se aventurar pelas 'linhas' femininas.

(Não deixarei links aqui dos muitos blogs que visitei, pois seria uma lista interminável e não colocar todos seria injusto. Alguns deles podem ser vistos no meu Blogroll.)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um Que Tenha


Esse é o nome de um blog que faço questão de dividir com vocês: Um Que Tenha.
Estou envolvida com a criação de um novo projeto (não sou atriz global, não estou na geladeira, mas tenho projetos sim!!!) e vasculhando pela net encontrei essa preciosidade.
Nesta página encontra-se tudo, ou quase tudo, da nossa música. Links que não se encontra em nenhum outro lugar. Cds que vão de Barão Vermelho a Villa Lobos, de Cauby Peixoto a Seu Jorge. São mais de 3.000 arquivos.
O autor deixa uma conduta para seguir o blog:

"Este blog tem caráter estritamente cultural. Nosso propósito nunca foi e nem será o de comercializar o prazer em ouvir música, mas difundi-lo e compartilhá-lo, sem resultar em ônus ou benefício financeiro direto ou indireto para ninguém. É possível que nem todos ajam e pensem da mesma forma, e, se, por algum motivo, alguém se sentir ofendido ou prejudicado com o conteúdo de alguma postagem, avise-nos por e-mail para que ela seja retirada.

O site não hospeda arquivos de música e os links têm prazo de validade limitado.

Aos que baixarem os arquivos, se gostarem do que ouviram, sugiro que adquiram os álbuns em lojas ou sites especializados. Caso estejam fora de catálogo, sugiro que recorram aos bons e velhos sebos."

O blog também tem uma comunidade no Orkut.
Para quem não vive sem boa música, fica a dica.
E nem precisa usar com moderação...


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Solidariedade no Rio de Janeiro - SOS Norte/Nordeste


"O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão) solidariza-se com o sofrimento das populações dos estados atingidos pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias e encabeça campanha de doações de alimentos, água potável e roupas para os desabrigados das enchentes no Norte e Nordeste do Brasil.
Com o apoio da Prefeitura do Rio (Secretaria de Cultura), receberemos doações que serão encaminhadas para as regiões afetadas por esta calamidade. Venha ao Pavilhão de São Cristóvão e faça sua doação.
No próximo final de semana (23 e 24 de maio) realizaremos uma vigília na Feira para recebimentos de doações, com a apresentação de vários artistas como: César Nascimento, Marcus Lucenna & Forró Forrado, Caraforró, Tribo de Gonzaga (sábado), culminando com a apresentação de Raimundo Fagner domingo, às 17h..
Os feirantes encabeçarão as doações chamando os moradores do Rio e Grande Rio e os nordestinos aqui radicados a também trazerem suas contribuições solidárias. As doações podem ser feitas de terça a domingo durante o horário em que a Feira fica aberta ao público, inclusive nos dias de shows e atrações.
É fundamental a doação de alimentos, roupas, água potável, etc. As doações podem ser entregues na entrada do Pavilhão. A entrada para o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas durante o evento será cobrado normalmente o valor de R$1,00 (Um Real)."

Informações: 2293-0095 (Administração do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas)
Marcus Lucenna / Gerente do CMLGTN

Quem estiver pela cidade maravilhosa durante o fim de semana é uma excelente oportunidade de ajudar e ainda ouvir e dançar boa música!!!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia interminável


Hoje bateu aquela preguiça básica e nada me empolgou para que eu saísse de casa. Então passei o dia intercalando entre a TV e a Internet. Novidades? Nenhuma. Tudo parece parado no mundo.

Os noticiários dão prosseguimento a violência pra todo lado - quebra quebra em manifestações de invasões, ataques bombas pelo oriente médio, família de vítimas de assassinatos doando órgãos...
Tem as notícias políticas também, sempre trazendo as últimas de nosso presidente 'viajandão', CPIs disso e daquilo (a última é da Petrobrás), alianças entre partidos, pedidos de adesão ao Mercosul, fusão entre multinacionais...
A saúde vai bem obrigada, tirando mais um caso de gripe suína. Agora são 9!
Esporte? Futebol, futebol, futebol e um pouquinho de Fórmula 1. E Diego Hipólito apareceu em entrevista falando que está a 3 meses sem receber salário e está pensando em parar.
Entretenimento é o que mais tem lugar pela net: novelas, ibope, novelas, ibope, novelas... até a novela da tarde da Rede Globo bate recordes de audiência; novo reality show estréia na Record semana que vem; os programas da manhã na TV aberta são todos dedicados a donas de casa e os programas da tarde são todos com formato de 'barraco'.
Uma notinha de cinema: o filme brasileiro 'À Deriva' do diretor Heitor Dhalia é aplaudido de pé em Cannes por 5 minutos em sua estréia.
E claro, não podem faltar as notícias de celebridades: Maíra, ex bbb, perde 8 kg sem dieta; ator Anderson Muller corre no Rio; Paris Hilton troca beijos quentes em Cannes; barbudo, Paulo Vilhena tira o dia para surfar; Bábara Borges termina namoro de 1 ano e 3 meses... Tudo tão relevante, ainda bem que pude ficar em casa para saber disso tudo.

Como podem ver, nada de novo no front.

Ahhh... assisti às 14h na Warner, King Kong.

Eu mereço!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Novo Mantra!



POEMINHA DO CONTRA



Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão.

Eu passarinho!


Mário Quintana (Prosa e Verso, 1978)



quarta-feira, 13 de maio de 2009

João Canta/Sings Sade


Quem tem o hábito (muito nosso) de assistir novelas globais já deve ter escutado. A trama das sete, Caras e Bocas, traz em sua trilha sonora o cantor carioca João Pinheiro.

A primeira vez que escutei a música, ela bateu nos ouvidos e os ombros balançaram suaves ao seu ritmo. Na segunda vez eu parei o que estava fazendo para prestar atenção. Sabe aquela sensação de que conhece, mas está tão diferenteeee? Na terceira vez não deixei a curiosidade me assolar e recorri ao Santo Google. A música é um samba da Sade (como assim???). Bem a composição é da Sade, cantora anglo-nigeriana famosa por seus deliciosos swings levados em voz marcante. Mas o ritmo... o ritmo é um sambinha que dá vontade de remexer as cadeiras assim que entra o primeiro acorde.

No Ordinary Love é a música de trabalho do CD 'João Sings Sade' (gravadora independente Sala de Som) e é uma delicia ouvir. São releituras que o cantor faz do pop suave da cantora Sade Adu para ritmos brasileiros como samba, xote, ciranda e afoxé...



Fica a dica...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Norte e Nordeste abandonados?

Ontem passei pelos blogs O Que Tem Dentro da Jéssica e Bicho-da-Mata da Sra Urtigão e os dois estavam 'pincelando' a falta de atenção e solidariedade ao Norte e Nordeste. Os Estados estão vivendo um pesadelo com as chuvas torrenciais e nem de longe se ouve falar em mobilizações do povo, ongs, Cruz Vermelha e bla bla bla para ajudá-los. As chuvas já afetaram cerca de 750.000 pessoas. São 44 mortos. Mais de 1.700 km das estradas que cortam os Estados estão danificados e algumas cidades já estão desabastecidas. São vários os municipios que decretaram estado de emergência e também estado de calamidade pública.
A ajuda está chegando sim, mas nada proporcional a Santa Catarina no inicio do ano.
Porque?
Postei nos dos blogs que divulgaram essa dúvida uma estrofe da composição de Braulio Tavares e Ivanildo Vila Nova - Nordeste Independente.
Dêem uma olhada que sacada! E escutem na voz de Elba Ramalho.

"Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagine o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Dividido a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria senador
O cassado de roça era suplente
Cantador de viola o presidente
E o vaqueiro era o líder do partido
Imagine o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Em Recife o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
"Asa Branca" era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagine o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

O Brasil ia ter de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz, o agave do luar
A cebola, o petróleo, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagine o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente

Povo do meu Brasil
Políticos brasileiros
Não pensem que vocês nos enganam
Porque no fundo no fundo nosso povo não é besta"

domingo, 10 de maio de 2009

Se as Coisas Fossem Mães


Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.
Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia,
Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice.
Toda Mãe é como eu disse!
Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa,
Cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora,
Traz remédio e sobremesa......
Tem até pai que é "tipo mãe"...
Esse, então, é uma beleza !!!!!
Assim é a minha mãe !!!!!!!!!!!


Sylvia Orthof

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Primeiros casos no Brasil - Gripe Suína

Um vírus gripal do tipo A que se propaga rapidamente e teve inicio em criadores de porcos, a famosa Gripe Suína, chegou ao Brasil.
Hoje foi confirmado o primeiro caso. Um rapaz de 21 anos, do Rio de Janeiro, desembarcou na cidade no último sábado vindo de Cancun com escala na Cidade do México.
"Ele foi submetido a um exame para detectar influenza, que tem as variações A e B. Como o teste descartou o tipo B, o paciente foi testado, com os recursos então disponíveis, para os diversos subtipos da influenza A. Todos deram negativo, menos o da gripe suína. "
E ainda há mais três casos confirmados após testes.
Os sintomas da gripe suína são similares ao da gripe comum, porém mais fortes: febre acima de 39 graus, acompanhada de problemas como tosse e dores de cabeça, nos músculos e nas articulações.
A gripe suína não é contraída pela ingestão de carne de porco, como muitos acreditam, mas por via aérea, de pessoa para pessoa. Drogas antivirais podem ser usadas no tratamento e na prevenção do mal. Não existe ainda uma vacina eficaz para seres humanos.
Para saber mais entre no site da OMS.
Agora a precaução deve ser em dobro. Estamos dentro da epidemia.
Vamos ficar de olho torcendo para que a coisa não se agrave.

(Só para descontrair)