sábado, 12 de junho de 2010

A Copa da Emoção


Não entendo quase nada de futebol. Entendo de torcer! E nessa Copa torço pela África do Sul. Mas na minha torcida o que está em jogo não é a Taça. O que foi construído para a realização desse evento foi muito mais que estádios, linhas de transportes, redes hoteleiras de grande porte. Foi construído a união e a implementação de vez dos direitos humanos aos humanos que já tinham tanta alegria mesmo sem ter direito algum.
Foi emocionante assistir o Nobel da Paz e herói da luta contra o apartheid, Desmond Tutu todo paramentado como bom torcedor dos Bafana Bafana discursando no show de abertura, dançando, sorrindo, extasiado com um sonho sendo realizado. "Queremos dizer ao mundo que esta lagarta feia que nós éramos, tornou-se uma borboleta bonita, mas muito bonita, tão bonita!", afirmou Tutu, em referência à queda do apartheid, há 16 anos.
É emocionante cada vez que alguém faz menção a Nelson Mandela e sua luta para a liberdade de um país que sofreu por anos e anos com a segregação racial. Um país que por tantas vezes foi ao chão e se levantou e nos ombros de Mandela se mantem erguido.
O que falar de uma seleção que entra em campo cantando e dançando?? Os Bafana Bafana são pura energia e contagiam mesmo os mais sisudos. Emocionante.
A Copa chegará ao fim e a grande missão da África do Sul é se manter unida, alegre, erguida e dar continuidade a todo o esforço de igualdade. O país ainda sofre com a violência, os negros são mais pobres, os brancos vivem em melhores condições, o rancor não desapareceu por completo, mas a evolução de melhoria desse quadro é de uma grandeza sem fim.
Que a taça venha para o Brasil... e que para os sul-africanos, os belíssimos torcedores de alegria contagiante, venha hoje e sempre liberdade, igualdade, dignidade e muitos Mandelas e Tutus para manter acima de tudo um país VIVO.

15 comentários:

Ninna Oli disse...

eu so sei uma coisa. a copa eh o unico momento que voce ve a uniao das pessoas no mundo todo! melhor epoca!!! beijooo

Unknown disse...

o clime de uniao mundial q a copa proporciona eh mesmo magico...!
Adorei o blog e os temas tratados... ^^

o/


http://tagsdisney.blogspot.com/

de uma passada no meu dpois...
=]

Fernanda disse...

Bafana, bafana ! ;D

Betty Gaeta disse...

Gostei da sua definição, eu tb não estendo nada de futebol, mas entendo de torcer.
Bjkas e um ótimo domingo para vc.

Vc curte rock? disse...

Essa copa realmente tá muito boa... Quase não se vê erro dos arbitros

Macaco Pipi disse...

pura emoçao
sedução

Fernanda disse...

Também fico felicíssima com o efeito que a Copa pode causar na África do Sul – o mesmo, esperamos, que o rugby já causou. O esporte "dos brancos" já foi usado para ajudar a unir o país, e agora o esporte "dos negros" entra para dar mais uma mãozinha (no bom sentido, porque senão é pênalti. :-)). Estudei muito o apartheid na escola, vi o filme "Um grito de liberdade" na oitava série e, por isso, sempre torci muito para que a AS superasse essa política nojenta. Graças a Deus, vários passos já foram dados. Beijos e sucesso no blog!

gAng disse...

o futebol fazendo o que quase ninguem conseguiu XD

Elcio Tuiribepi disse...

Oi Renata..linda postagem, mas lá, acredito que a luta continua contra o racismo, pois não é uma coisa fácil de ser vencida...
Porém grandes passos foram e estão sendo dados para que isso mude...
renata...tivemos o cancelamento de algumas postagens no espaço Aberto...teria como você nos enviar a sua matéria sobre teatro...
Caso não possa nos avise ok...
Pra que a gente possa se reorganizar.
Espero que entenda e não te prejudique com seus compromissos ok...
Um abraço na alma...beijo
te aguardo por e-mail ok...Valeuuu

Anônimo disse...

Uma pena que só nos unamos e lembramos que somos brasileiros somente na Copa, bom seríamos que lembrassemos que nosso país tem vários problemas e que poderíamos nos unir para tentar resolvê-los.

Jéssica Alves disse...

Sim! A copa do mundo sendo na África do Sul ganha vibrações positivas extras por conta da alegria daquele povo. Muito bom saber que os olhos do mundo estão voltados pra lá agora. É esperar que continue assim depois da copa. Dá-lhe Mandela!

E que venha o hexa pra nós, né? o/


p.s: adorei o novo layout. *-*

Anônimo disse...

Rapaz, que blog bonito vc tem. Seus textos são mto bons de se ler, adorei o do dia dos namorados! Vou por o link no meu blog, viu. Volto aqui mais vezes...

Mulher na Polícia disse...

Muito bem lembrado, amiga. Sempre que ouço falar da África do Sul me lembro de uma dor. Mas o tempo passa e há uma esperança nova neste heróis sul-africanos de jogar esse velho medo dentro do armário esquecido e empoeirado.

Que assim aconteça.

Beijos!

Mulher na Polícia disse...

Muito bem lembrado, amiga. Sempre que ouço falar da África do Sul me lembro de uma dor. Mas o tempo passa e há uma esperança nova neste heróis sul-africanos de jogar esse velho medo dentro do armário esquecido e empoeirado.

Que assim aconteça.

Beijos!

Luana Bertholino disse...

Idéias legais e interessante. Parabéns....

passa no meu tbm.
Bjo!

Powered By Blogger