terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia do Saci pra que??


Mais uma vez o outubro trouxe vitrines recheadas de fantasias de terror e alguns lugares organizaram ótimas festas com o tema americano. Dia 31, Halloween!
E mais uma vez veio a polêmica: porque temos que importar até isso?
Vi muitas postagens no Facebook e alguns blogs criticando.
Do povo que eu conheço, minha amiga Dá, do Carpe Diem, é a defensora mais ferrenha de que não devemos brincar no Halloween e em seu lugar instituir o Dia do Saci.

"Um dos principais personagens do Folclore Brasileiro, tem seu dia comemorado em muitos lugares em nosso país. O projeto de lei federal nº 2.762, criado por Aldo Rebelo (PC do B), pretende tornar o dia do Saci, um dia de comemoração nacional. O projeto tem como objetivo resgatar a cultura brasileira através do folclore,o dia também é uma contraposição ao “Halloween” e ao “Dia das Bruxas” que são importados da cultura norte americana."

Eu entendo essa preocupação, mas acho que hoje podemos nos preocupar bem menos com isso pelos nossos filhos do que nossos pais se preocuparam conosco nas décadas de 80 e 90 quando o boom da americanização foi ao auge. Músicas, danças, modas, tudo muito brega, mas era o máximo... rs
Hoje nossa cultura está muito mais aberta a todos. O Brasil está transbordando cultura!! Seja ela boa ou ruim, sim porque tem coisa ruim que hoje já está inserido como cultura - leia-se funk, arrght!! - E isso vem de encontro ao acesso muito mais fácil do povo à arte.
Não precisamos nos preocupar com as festinhas que as crianças querem se fantasiar com roupas fantasmagóricas 'americanizadas' no dia 31 de outubro, temos o mês de fevereiro inteirinhoooooo para elas se fantasiarem de baianas, negas malucas, tudo bem 'abrasileirado'. Temos o dia de São Cosme e Damião para elas ganharem doces no lugar das travessuras. Temos a semana da consciência negra para elas se divertirem em rodas de capoeira, cabelos trançados e muitas danças. Temos as deliciosas festas juninas para mais uma vez elas se fantasiarem, se fartarem de guloseimas, pularem fogueiras e para que elas brinquem incansavelmente nas danças e brincadeiras típicas.
Sem contar a Semana do Folclore amplamente festejada por todas as escolas e secretarias de cultura de algumas cidades. É uma viagem com tantos causos e personagens. Entre eles nosso moleque arteiro, o Saci!!
Temos muitas datas só nossas.
E eu estou num pedacinho do Brasil que nem tem tantas festas assim para enumerar (pelo menos conhecidas pela maioria). A coisa cresce muito mais no Norte e Nordeste (ohhh deliciaaa)!!
Deixem as crianças com suas lanternas de abóboras, seus dentinhos de vampiro, chapéu de bruxa ou simples lençois brancos para um charmoso fantasminha. O que vale é se divertirem muito enquanto passam por essa maravilhosa etapa que é a infância!!
E claro, nós, velhos rabugentos, nos divertimos também!!!

Beijosss Dá!!!!

15 comentários:

Sol disse...

Re..
gostoso o seu post..

realmente temos que deixar as crianças irem se acostumando..
pois quando crescerem o terror fará parte de seu cotidiano..

bjs.Sol

Sol disse...

Re..
gostoso o seu post..

realmente temos que deixar as crianças irem se acostumando..
pois quando crescerem o terror fará parte do cotidiano delas..

bjs.Sol

Néia Lambert disse...

Rê querida, eu gostaria de ter escrito esse texto, vc falou tudo que eu tenho vontade e um pouco mais.
Um beijo

Betty Gaeta disse...

Oi Rê,
Concordo plenamente com vc. Não vejo erro nas crianças festejarem o dia das bruxas´. É claro que não devemos esquecer a nossa cultura, mas cada dia mais o mundo está globalizado e mais hora, menos hora, vamos festejar o Ano Novo chinês por aqui.
Bjkas e uma ótima 4ª - feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Grazyela Machado disse...

Verdade, porque não deixar crianças vivenciarem esse tipo de festa, e já entenderem que ela existe de diferentes formas nas mais variadas sociedades!
bjssssss

Gabiii disse...

Amigaaa!!!
Eu adoro o Halloween! Pelo menos temos o "nosso" dia né !!
Aliás preciso te passar uns feitiços novos...
Ah! Comprei um caldeirão que é um luxo você tem que ver....


bjo te amo!

disse...

Gabiiiiiiiiiiiiiiiii
Está entregando meu lado bruxa!!!!!!!
Bruxa no Halloween e Cuca no nosso Folclore!!!!
hehehehehehehhe
Beijossss

Wil disse...

Rê,
Perfeita a sua colocação. É isso mesmo. Porque tudo que é bom, tem que ser lá do Tio Sam?
Acho que tudo tem que ter uma certa dose, ou seja, devemos entender o que é bom ou não para nós. Esse tal de Halloween mesmo, não é para o Brasil e não tem nada a ver.
O dia do Saci, foi fantástico!!eheh
Uma boa quinta-feira pra ti.
Beijo

Marcos de Sousa disse...

Eu sou totalmente a favor da valorização da cultura nacional. É incrível como o povo brasileiro prefere uma festa americanizada do que a nossas festas.

disse...

Oi William,
Acho que passou batido pela sua leitura, mas minha posição é exatamente contraria a sua!!!
rsrrs
Mas tudo bem, cada um com sua opinião, é isso que vale!!!
Bjs

Margot Félix disse...

Oi, Renata. Teu blog é lindo e eu me identifico muito com o teu pensamento. Voltarei aqui mais vezes.

Saudações poéticas,
Margot Félix.

disse...

Ahh amiga...o q posso dizer???
Temos opinioes tao diferentes desde sempre.... contudo amo passar por aqui...e quero dizer q respeito sua opiniao, mesmo nao concordando com ela! Se bem q neste caso, ate sou a favor da pluralidade cultural, desde que a nossa cultura nao seja abafada pelo americanismo ou qquer outro habito cultural que devore as nossas riquezas, por mais singelas q elas pareçam.
bjo imenso Rê

Flávia Shiroma disse...

Oi Re.
Por opção, eu e meu marido não comemoramos Halloween, mas não entrarei muito no mérito da questão porque como vc mesma disse, esse é um assunto polêmico.

Dia do Saci???? kkkkkkkkk

Anônimo disse...

E viva a cultura nacional!

Viva o dia do Saci !!!

disse...

Flavia...
É pra morrer de rir mesmo, mas todos tem direito, né?
Se essa moda pega teremos dia para tudo!!!!

---

E não gosto de 'anonimos' postando aqui, mas vou deixar passar. Assuma sua opinião dando nome aos bois sempre, seja ela qual for!!!

Powered By Blogger