segunda-feira, 7 de março de 2011

A Mangueira me fez entender por que sou Beija-flor!!


"Não sou carioca! Nunca morei em Nilópolis! Não sou de família de foliões, sambistas etc. Mas, desde que me entendo por gente, sou Beija-flor!! Durante todos estes anos, achei que essa escolha, feita ainda na infância, tivesse sido influenciada pelo símbolo da escola: sempre me encantou aquele passarinho lindo, leve, colorido e que voa entre as flores - dentro e fora do contexto do samba!

Ontem, mesmo a ‘Beija’ não desfilando (ela desfila hoje!), cumpri o ritual de todos os anos e assisti o primeiro dia de desfile das escolas de samba do Rio. Não há a mínima necessidade de descrever tudo o que vi. Deixo isso para os críticos, especialistas e jurados. Resumo tudo em uma só palavra: DESLUMBRANTE!!

E foi nesta atmosfera de deslumbramento q despontou na minha tela planíssima a ‘Verde e Rosa’; o ‘Surdo 1’; ela: a Mangueira!! Ah, eu chorei, me arrepiei, levantei e sambei, cantei de ponta a ponta o samba-enredo recém-aprendido...e como eu vibrei!! Homenageando o grande ‘Nelson Cavaquinho’, a Mangueira deu um show de amor e respeito por sua história, por sua comunidade (Viva, o Chapéu Mangueira!!), pela cultura brasileira, pelo SAMBA!!

Entre lágrimas, cantando e sambando em frente a televisão, fui de mãos dadas com a Mangueira revisitar a minha infância com a antiga pergunta ecoando: por que sou Beija-flor??!!

Ah, e num insight verde e rosa...tudo foi ficando azul e branco: ontem, a Mangueira me fez entender que sou Beija-flor porque sempre amei o SAMBA!!

Eu escolhi o samba... e a ele associei o lindo beija-flor! Com a Mangueira aprendi que meu coração tem as cores de todas as escolas e, por escolha da minha criança, voa nas asas de um beija-flor!!!

Salve, Nelson Cavaquinho!!! Viva, a Mangueira!!

E que venha minha Beija-flor!!!"

---

* Texto de Renata Gaspar - minha amiga, minha irmã.

Faço minhas as palavras dela. Nasci Beija-flor. Assisto, torço, rio, canto, choro todo ano com minha Azul e Branco na avenida. Esse ano não será diferente. Mas esse ano compartilhei toda minha emoção com a Mangueira. Foi lindo, foi emocionante. Chorei em verde e rosa.

9 comentários:

cáh disse...

é amiga tem escolas que tem o dom de nos emocionarmos, pela sua garra, sua história e sua paixão pela comunidade e bandeira...
com tantas noticias ruins e imagens tbm e tão bom nos depararmos com coisas boas que nos deixem emociandas...bjks

William disse...

É curioso mesmo a reação que a Beija-Flor proporciona as pessoas, desde os anos 80, com uma mudança estratégica e radical do modo de uma escola desfilar no carnaval.
Reh, passando para te desejar parabéns pelo Dia das Mulheres.
Abraço

Betty Gaeta disse...

Oi Re,
Eu não assisti a nenhum dos desfiles, apenas uns flashs na TV, mas depois de tanta euforia da sua parte, fiquei com vontade de ver!
Aquele poema que vc postou no blog é seu?
Bjkas e um Carnaval maravilhoso para vc.
Feliz Dia Internacional da Mulher!

www.gosto-disto.com

.:. Cep próprio .:. disse...

Não tenho acompanhado o desfile das escolas, rs, mas passei aqui pra lhe desejar um Dia INternacional das Mulheres incrível! Você é uma mulher poderosa, a quem tenho o carinho de receber tua presença em gotas de orvalho há 4 anos (nossa! Como passa depressa!). Tenho certeza de que quando eu for ao RJ, vou querer te conhecer pessoalmente, minha linda! Um carinhoso abraço que ultrapasse fronteiras! Te adoro! ;) ;*

Elcio Tuiribepi disse...

OI...acho que essa interação acontece naturalmente...hoje a Unidos da Tijuca está atingindo esse patamar com suas inovações...
Alguns criticos são contra outros não, eu acho que um diferencial está nascendo, já qu a maioria delas já tem por si só o samba nas veias
Um abraço na alma
Beijo

ღ Sensitivity ღ disse...

Cara companheira,

Hoje é um dia de comemoração.
É o nosso dia... Dia da Mulher;
Mas para Deus esse dia é comemorado
todas as vezes que Ele se inclina
do seu trono e olha a maravilhosa
criação que ele fez:
Você amiga!

Parabéns pelo NOSSO DIA! FELIZ DIA DAS MULHERES.

Beijinhos.

Obs.: Eu sou BEIJA-FLOR desde criança. Amo, amo, amo... essa escola. Um dia quero estar lá.

Solange disse...

Re,

confesso que não sou muito ligada em samba, carnaval, desfile das escolas, etc..
mas realmente a mangueira me emocionou também..

feliz dia das mulheres pra nós!
bjs.Sol

disse...

E minha Beija-flor foi campeã!!
Lindissima...

Toda emoção, toda beleza, todo vigor de uma Escola que entra na avenida para encantar...

Anônimo disse...

Não entendi!

Viva o chapéu mangueira ????

Mangueira é mangueira e chapéu mangueira é chapeú mangueira.

São comunidades distintas e geografias tb.

O chapéu mangueira fica no bairro do Leme, zona sul, nas encostas do morro da babilônia.

O morro da mangueira fica próximo ao maracanã, zona norte da cidade!

A comunidade do chapéu mangueira é famosa, no contexto cultural carioca, por um dos mais movimentados bailes funks da cidade. Mas de lá nunca saiu nenhuma escola de samba!

abraços da
Socorro