sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Marinheiro de Primeira Viagem: São Luís / Lençóis Maranhenses



Depois de 2.880km e 3 horas e 20 minutos de viagem, o avião aterrissou numa madrugada de 27 graus. O lugar é quente mesmo, mas o vento não cessa e isso ajuda muito para quem não está acostumado - EU! (Lembrem-se que moro em um lugar que 27 graus só em pleno verão e mesmo assim durante o dia).
As praias são extensas e o mar é calmo com águas mornas. Almoçar nos restaurantes beira-mar é certeza de frutos do mar frescos e deliciosos.

O centro histórico com seus famosos casarões de azulejos portugueses tem ruelas e servidões pra todo lado. Dá vontade de percorrer cada cantinho onde a cultura popular está presente com toda força. Lojas de artesanato instigam a comprar tudo que é ‘besteirinha’ para presentear quem não pôde ir. As bolsas e bijuterias feitas de palha de buriti fascinam qualquer mulher (oh coisa boa!) Museus, igrejas, o mercado das Tulhas, vale a pena bater perna e conhecer tudinho. E quando passar os olhos por todas essas belezas, conhecer o bumba-meu-boi e os tambores de crioula e fizer bastante compras, pegue rumo para Barreirinhas e não deixe, em hipótese alguma, de conhecer os Lençóis Maranhenses.

Começa com uma aventura por 12km num veículo adaptado para carregar os turistas pelas trilhas de areias. Em meio a muitos, muitos, sacolejos a diversão é garantida, pelo menos para quem tem bom humor e não se importa de bater a cabeça algumas vezes ao longo do caminho. E então o jipe para e nos deixa a entrada da coisa mais impressionante que já vi em toda minha vida. De pés descalços somos convidados a subir a primeira duna e lá do alto avistamos a primeira lagoa: ali, naquele momento o mundo fica pra trás. Respiro fundo e é impossível conter as lágrimas. Minha amiga fala ao meu lado: - “E tem gente que quer morrer para conhecer o paraíso. Pra que morrer?” Ela tem razão. É o paraíso!
O lugar nos deixa sem ação: não sabemos se mergulhamos nas águas cristalinas, se andamos em direção a outras lagoas ou se simplesmente nos sentamos e agradecemos a Deus pela oportunidade de vislumbrar algo tão maravilhoso.
Na volta estão todos ‘mortos’, mas renovados. Paramos no caminho para comer bijus com café e depois é só tomar um banho e cair na cama porque no dia seguinte é dia de subir de lancha o Rio Preguiças. Um passeio encantador com paradas em Vassouras aonde macacos vem nos receber com fome de leão. O guia preparado leva uma sacola com bananas e faz a festa dos primatas. Depois uma visita ao Farol de Mandacaru e mais ‘badulaques’ para comprar! Por fim, Caburé, onde se pode toma banho de rio (com direito à esfoliação, né Rê?) e cometer o pecado da gula se esbaldando com camarões frescos e graúdos.
Não conheço muitos lugares, pouco viajei até hoje, mas uma coisa é certa: será difícil lugar mais bonito que São Luis e os Lençóis Maranhenses. Espero voltar muitas vezes.
Sem contar que estava entre amigos e fui muito bem acolhida por suas famílias.
Precisa mais?
Na vida é só isso que importa!!!!

12 comentários:

Amanda Marques disse...

que lugar lindo, eu adoraria conhecer um dia!
tenho uma amiga que já foi pra lá, mais ela mora no Tocantins, mais perto que eu que moro no Espirito Santo, rsrs

beijos =*

Wander Veroni Maia disse...

Oi Rê!

Que lugar mais bonito! Sou fã do Maranhão, principalmente pela cultura rica e as praias maravilhosas.

Nunca fui, mas no início desse ano minha madrinha e me mostrou lindas fotos desse paraíso turístico.

Adorei suas fotos e relato, Rê!

Ah, fiz questão de divulgar o link do seu post no meu Twitter.

Beijos,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Patrícia disse...

Muito bom viajar, muito bom conhecer!!!
Fotos lindas! Bjss

Dolfe disse...

que lugar paradisiaco @@

quem me dera viajar pra ess elugar um dia!

http://www.botecodeinutilidades.blogspot.com/

Diogo C. Scooby disse...

Eu morei um tempo em São Luis e tive a portunidade de conhecer lugares lindos e mágicos. Essa é uma terra que é subestimada pelas agências de turismo, pois tem muito a oferecer aos turistas!!

Abraço!

Renan Barreto disse...

Maneiraço!!!!!!!! Rê, que viagem gostosa. E realmente... Petrópolis é frio mesmo sendo no Rio de Janeiro rsrs

Bjo e espero que tenha voltado com todas as forças renovadas!

Fernando lopes disse...

Apaixonei nas fotografias ... foi vc quem tirou?

Adoraria conhecer o lugar... Pra falar a verdade, vendo seu relato, quase coloquei a mixila nas costas!

http://identidade-cultural.blogspot.com/

disse...

Lopes
As fotos são minhas sim.... tnta coisa para fotografar, pena que nao cabe tudo aqui...
rsrs... se eu fosse vc colocava a mochila nas costas correndoooo!

Nati Pereira disse...

Tenho vontade de um dia ainda conhecer os lencóis... beijos

Martha Moça disse...

lindas as fotos Re!!!
saudade!
bjao!!!

Coisa De Macho disse...

que lugar lindo! imagina morar num lugar desses, e ainda com sol e calor o ano inteiro, haha, nunca mais saía de lá!

Tatiane Rosa disse...

Que lugar lindo!!!!!!Boa pedida de viagem!!!

Powered By Blogger