De uns anos pra cá os cariocas retomaram a tradição dos blocos de rua no carnaval do Rio de Janeiro. Sem muito destaque na mídia, que é totalmente voltada para a Marquês de Sapucaí, mas com alegria transbordando pela cidade, os blocos fazem a curtição dos foliões o mês inteiro com criatividade e irreverência.
Tem pra todos os gostos, em vários bairros com horários diversos.
O Cordão do Bola Preta é o apogeu do carnaval de rua carioca. Centenas de milhares chegam de todas as partes da cidade para partcipar da agremiação de rua mais antiga do Rio de Janeiro. A concentração acontece em frente ao teatro Municipal e segue pela Av Rio Branco sem fazer distinção entre os foliões: pobre, rico, branco, preto, jovens e idosos participam da festa.
O Simpatia Quase Amor é o mais tradicional e animado bloco da Zona Sul. São milhares de pessoas cantando e vendo o belissimo por do sol de Ipanema.
O Suvaco de Cristo é no Jardim Botânico, bem ali embaixo do Cristo, daí o nome, claro.
Carmelitas é em Santa Teresa. O povo vai fantasiado com as cores do bloco, mas o grande barato é sair com o capuz de freira. O Bloco é animadíssimo.
O Bloco dos Cachaças desfila na Barra da Tijuca e os organizadores são os vencedores do concurso de marchinhas da Fundição Progresso 2009. Cachaça e boa música, não tem como ficar ruim, não é?
O Cordão do Boitatá na Praça XV, Centro, desfila sem carro de som. Apenas músicos e seus instrumentos de sopro e percussão anima o povo na manhã do domingo de carnaval, passando pelas ruas estreitas e casarios antigos há quem diga que é o desfile mais bonito. Um dos grandes charmes do Cordão é que quase 100% dos foliões vão com fantasias bem-humoradas e caprichadas.
E tem muito, muito mais...
Carioca da Gema, Cachorro Cansado, Cacique de Ramos, Banda de Ipanema, Xupa... mas não Baba, Pede Passagem, Sufridos de Copacabana, Empurra que Pega, Largo do Machado... Mas não Largo do Copo e por aí vai...
Ipanema, Centro, Vila Isabel, Madureira, Barra, Del Castilho, Jacarepagua, Botafogo, Estácio, Penha, o que não falta é lugar.
Diferente dos blocos grandiosos e seus trios elétricos do nordeste em geral, alguns desses blocos cariocas vendem camisetas para o desfile (em torno do 20,00), mas todos partcipam, independente de qualquer coisa. O que acho muito legal.
Pra quem gosta de Carnaval, o Rio é a pedida certa!!!
23 comentários:
eu não gosto do carnaval, e esses tais blocos pra mim são as piores coisas que tem, muitas vezes tem tumulto, brigas e já vi até acabar e mortes......
Oi, Rê!
Acho uma coisa muito democrática e bonita de se ver esse carnaval de rua. Aqui em Minas, as cidades do interior são craques nisso, de colocar o povo na rua pra pular samba de roda e marchina de carnaval...hehehehe...amanhã (sábado, 14/02) é dia da Banda Mole, um dos blocos caricatos mais famosos de BH, sair e contagiar todo mundo no centro da cidade.
Adorei o post, principalmente por saber que há outros tipos de carnavais no Rio.
Beijos.
Eu não gosto muito de pular carnaval, mais acho muito bonito de se ver, de ver a alegria de quem gosta...
Otimo Blog!
Beijos ;)
Oi Querida!!
Parabéns! Seu Blog é bem atual e com muito conteúdo!! Felicidades e muito sucesso!!! Bjs!
O carnaval, para mim, perdeu muito a graça com o passar dos anos. Alta tecnologia, violência, exposição excessiva do corpo etc.
Abraço
Rogerio Martins
http://saladeterapia.blogspot.com/
http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/
Eu prefiro mil vezes mais os pequenos blocos e carnaval de rua do que os bailes em clubes...é uma tradição q deve ser mantida.
Hoje passou na Globo o bloco do Cordão da Bola Preta e achei muito interessante a maneira como eles comemoram o carnaval, fazendo bonecos enormes de pessoas influentes que já morreram! Muito bom
www.centralldamusica.blogspot.com
Eu adoro carnanal!
Principalmente a parte dos blocos, odeio desfile de escola samba, acho que é muita apelação, muito mulher (quase) nua. E fora que samba-enredo é um saco!
Gosto mesmo das antigas marchinhas que abalavam o Rio, as fantasias, todo mundo brincando, se divertindo e cantando!
Imaginei seu filho de dreads de verdade, ia ser a coisa mais linda do mundo!!!
Beijos!
O desfiledo carnavaldo Rio é insuperável, mesmo, maso de São Paulo também é muito bom. Vem crescendo cada vez mais, e eu torço para a Vai-Vai (no Rio, sou Imperatriz Leopoldinense)!!Hehehe
Comenta no meu blog, tb, ok?^^
http://taiscristinasworld.blogspot.com
Beijos
^
^
^
^
^
^
?????????
Não leu o post!
Eu adoro Carnaval só de longe... rs
pq tenho fooobia, de muita gente junta, mais acho bem bonito!
beijos
RENATA, excelente e oportuno texto,pois você disse uma grande verdade que , pelo Brasil não se tem idéia, pois a máfia das escolas de samba dominam a mídia de uma tal forma, que os blocos de rua não têm nenhuma divulgação.
Os blocos que você citou são realmente campeões de audiência- diríamos numa linguagem carioca, são as escola de samba do primeiro grupo-mas voltamos a ter todos os bairros do Rio blocos de sujo, no melhor estilo anos de ouro.
Aqui mesmo perto, temos o Bloco da bonecas que foi fundado pelo falecido Mussum que trabalhava com o Renato Aragão.
Este bloco demora, uma tarde inteira para percorrer quatro quarteirões, pois como todo mundo se conhece, sua passagem por cada casa é uma festa e uma tremenda gozação.
Carnaval bloco de sujo, tipico do carioca!
Muito boa a lembrança.Pois carnaval é no Rio e no Rio o melhor carnaval é no bloco de rua.
Não sabia que tinha tudo isso de blocos de rua, no Rio de Janeiro.
Concordo com o titulo do post. O carnaval é a festa mais democrática que existe.
PS. Eu ainda vou passar o carnaval em Salvador!!!
num vo ler sob carnaval naum..num gosto mto
kkkkkkkkkkkkk
alías vo t convidar a ir no meu aki, pq vo comentar o framboesa...
q beleza!
...[red]
sexta-feira 13 - passado-
videos insanos e não tão insanos
comentários ardilosos e sarcasticos
montagens cruéis
noticias noticiosas mto válidas
curiosidades em geral e mais em:
[/red][b]
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br
[/b]abraço e bãum FDs
Bom pra mim este é o verdadeiro carnaval...só deveria voltar os bailes em clube... bjs...bom find
Rê, sou uma apaixonada pelo carnaval do RJ!
Já pedi ao meu namorado (carioca) que ano que vem nós vamos estar na Sapucaí!
É bem recente mesmo esse carnaval "de rua" por aí, né? Faz poucos anos que vejo flashes na tv. Acho o máximo.
Um beijão! Bom fds!
:D
É uma grande surpresa para mim saber que no Rio há estas manifestações carnavalescas. Sou a favor cada vez mais que se resgate isso, pois é o verdadeiro carnaval. Abraço!
O carnaval de rua é muito mais divertido do que aquele da sapucaí,sem falar que resgata as tradições do carnaval!!
Mas me desculpe, eu como um bom baiano tenho que defender a minha terra!! Não tem carnaval melhor que o de Salvador!!Nunca fui, mas ainda vou antes de morrer!!rsrsrsrsrsrsrsr
bjoO
Eu adoro carnaval! Mas assim, com tradição. Deve ser melhor que na Sapucaí =) E o melhor nome é "Suvaco de Cristo"
shauhsuahuhsuahuhsuahshuahs
A cidade em que eu moro é pequena, mas antigamente tinham alguns blocos mas com o tempo tudo foi deixado de lado. Esse ano resolveram voltar com isso e eu tô super animada.
Te indiquei pra mais um selo no meu blog. Passa lá pra ver ;)
Beeeeeeeeeeeeeeijos
No quesito carnaval, o Rio é realmente insuperável, tirando a violência e os exageros que se cometem. São muitos blocos já antigos e que não perdem a tradição. Tá chegandoooo...rs
Um abraço na alma
não sou muito de carnaval, mas acho que quanto mais democrático mais espírito de carnaval, não!?
=p
--
www.moolegal.wordpress.com
CArnaval bom é São Luis com muito bicho terra....
htto://mundodrive.blogspot.com
é bom tambem mas o carnaval é melhor uma pena que falta um gorverno que invista nele...
Postar um comentário