O filme do diretor Danny Boyle foi a grande estrela do Oscar 2009. Arrebatou 8 estatuetas. O longa faturou as seguintes categorias: melhor roteiro adaptado, fotografia, mixagem de som, canção original, trilha sonora original, montagem, melhor diretor e melhor filme.
''Jamal Malik (Dev Patel) é um jovem analfabeto de 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Ele entra em um programa de TV de perguntas e respostas e consegue surpreender a todos, mais quando chega ao maior prêmio do programa de 20 milhões de rúpias ele é preso, acusado de trapaça no jogo, mais o que ele queria era mesmo era aparecer na TV para reencontrar o seu verdadeiro amor.
Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.''
Quem quer ser um Milionário não teve uma boa aceitação na India (país onde se passa a história) por retratar o país miserável de suas favelas, a situação decadente de seus moradores como o do protagonista, além do polêmico título original da obra - Slumdog Milionaire (Cão de Favela Milionário). Diz-se ainda de exploração do trabalho infantil pela produção do longa. As crianças que atuam no filme foram fotografadas ainda morando em favelas sub-humanas duas semanas antes da Festa do Oscar. Os cineastas se defendem dizendo que pagaram pelos 30 dias de trabalho das crianças, deram às famílias uma pequena ajuda mensal e abriram poupanças que só poderão usar quando se formarem. Descrevem a quantidade de dinheiro colocada na poupança como substancial, mas não revela o valor por medo de tornar as crianças suscetíveis à exploração.
Com tantas estatuetas, mais de 60 prêmios desde que estreiou e muita polêmica acho que vale a pena dar uma conferida.
Os outros ganhadores:
Melhor ator - Sean Penn (Milk – A voz da liberdade)
Melhor atriz - Kate Winslet (O Leitor)
Melhor ator coadjuvante - Heath Ledger (Batman – O cavaleiro das trevas)
Melhor atriz coadjuvante - Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Melhor filme de língua estrangeira - Departures, de Yojiro Takita (Japão)
Melhor edição de som - Batman – O cavaleiro das trevas
Melhor efeitos especiais - O curioso caso de Benjamin Button
Melhor maquiagem - O curioso caso de Benjamin Button
Melhor figurino - A Duquesa
Melhor direção de arte - O curioso caso de Benjamin Button
Melhor longa de animação - Wall.E
Melhor roteiro original - Milk – A voz da liberdade
Melhor atriz - Kate Winslet (O Leitor)
Melhor ator coadjuvante - Heath Ledger (Batman – O cavaleiro das trevas)
Melhor atriz coadjuvante - Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Melhor filme de língua estrangeira - Departures, de Yojiro Takita (Japão)
Melhor edição de som - Batman – O cavaleiro das trevas
Melhor efeitos especiais - O curioso caso de Benjamin Button
Melhor maquiagem - O curioso caso de Benjamin Button
Melhor figurino - A Duquesa
Melhor direção de arte - O curioso caso de Benjamin Button
Melhor longa de animação - Wall.E
Melhor roteiro original - Milk – A voz da liberdade
24 comentários:
Adoro a Penelope Cruz!! Ela é o máximo!! Quem aí não viu "Volver" e não se apaixonou?? Aquele sorriso... mas enfim, esse do Woody eu ainda não vi.
Sean Penn é sensacional tbém! Podem assistir "Sobre Meninos E Lobos", é muito bom! Ele dirigiu e interpretou um dos protagonistas. Assim como o do Woody, tbém não vi esse.
Podem até falar que foi marmelada o caso do Ledger... "ganhou só pq morreu".. mas que ele estava muito bem no filme, ninguem pode negar!
Bjos.
Vi, eu tb acho que o Ledger estava bem, alias, excelente. Quando todos achavam que ninguém poderia superar o Coringa Jack Nicholson, vem Ledger desconstroi o personagem e nos apresenta um Coringa impecavel.
Mas acho que ele já recebeu muitos premios e poderia ter dado a vez para quem está vivo. Estava torcendo por Phillip Seynour Hoffman.
Ebaaa!!!
Eu sabia que Wall-E levaria o Oscar pra casa! rsrs
e eu apostava todas minhas fixas no curioso caso de bejamim
e eu apostava todas minhas fixas no curioso caso de bejamim [2] poxa eu também cara.
Obrigada pela sua visita em meu blog. Concordo com você quando se entra na faculdade com 17 anos é um tanto difícil saber o que se quer e que a Orientação Vocacional faz muita falta com certeza ajudaria muito os jovens em suas escolhas. É tão difícil conseguir convencer diretores de escolas da importância da Orientação Vocacional.
Parabéns pelo seu blog, gostei muito do seu comentário a respeito do Oscar.
Eu torci pro Benjamin Button, mas não deu. E olha que nem sou fã do Brad Pitt. deve ser despeito mesmo. rsrs Ele fez um papel excelente no filme e queria que vencesse. Queria que o Nolan, direttor de BAtman ganhasse, mas ficou pro BAtman 3. rsr E Pelo menos o Ledger ganhou. Perdi em todas as outras, sai no preju nesse bolão. rsrs
Valeu!
gostei do blog, das cores, dos textos e etc. quanto ao oscar e ao seu vencedor, ainda não vi o filme, mas como a índia tá na moda, acho que por isso que ganhou, ou talvez seja um bom filme. só vendo mesmo.
abraço, tenha dias iluminados e continue escrevendo, faz bem.
adriano...
Confesso que não esperava que esse filme Indiano, conseguisse levar para casa 8 estatuetas.
Eu já tinha lido em outro blog, sobre o enredo. Mas não conhecia o titulo original.
Muitos indianos pensam como muitos brasileiros, que são contra os tão falados "cine-favela", em que mostra a violência e a pobreza.
ixe jative aki
/\
/\
/\
/\
/\
Seria melhor nem vir aqui encher o saco!
Por um lado, concordo que seria bom dar a opotunidade para alguém vivo, mas a interpretação dele nesse filme foi fenomenal e realmente merecia o destaque, mesmo morto. Os vivos ainda terão outros anos para continuar tentando.
Oi, Rê. Estou aqui para te convidar a ler a entrevista com o pessoal da Donsoft no http://brasilstation.blogspot.com . Eles fizeram um jogo totalmente nacional falando da época da escravidão. Espero que goste (ou nao rs) e comente o que achou.
Valeu! E post outro texto. rs
bjo
Melhor ator - Sean Penn (Milk – A voz da liberdade)
Gostei e acho merecido, não só pela atuação, mas pelo conjunto da obra, no caso todos os seus trabalhos sempre bem feitos...
Um abraço na alma...bom fim de carnaval...
Uma verdadeira supresa o OSCAR desse ano.
Concordo com você o patriotismo estadunidense é algo comovente!
Desculpe-me pela ausência.
Abraços
aurasacrafames.blogspot.com
Phillip Seymor já tem uma em casa, Re...rsrs. Aliás, preciso ver Capote, ainda não vi...
e eu apostava todas minhas fixas no curioso caso de bejamim [3]
bah meu eu tmbm, não gosto deste tipo de filme mais esse eu vi e adorei
Oi, Rê!
TÔ doido pra ver esse filme, mas ele ainda não chegou nas salas de cinema de BH. O que eu mais gostei desse ano do Oscar foi a academia ter escolhidos filmes que realmente faz você pensar sobre o nosso comportamento dentro da sociedade - e isso é uma das funções que mais me encanta no cinema. Também adorei ver o Ledger e a Kate Winslet faturarem uma estatueta...hehehe.
Bjs
wall.e foi justo..os outros eu nem conheço..
mas deve ter sido justo!
=D
Tô querendo ver esse filme ,deve ser muito bom ,só pelos premios que ganhou no Oscar ,o filme deve ser bom.
Paabens pelo blog
Visite o meu
http://doiscubosdegelo.blogspot.com/
Slumdog Milionaire é o Cidade de Deus indiano. Muitos dos atores do filme brasileiro ainda hoje estão em dificuldades . Alguns até para o crime entraram.
Quanto aos demais prêmis eu estou de acordo com a academia.
Muito boa a escolha das imagens!! Os campeões mais que merecidos da noite!!
Beijo, Rê!!
Sua Beija-Flor tava linda demais!!!
Parabéns para nós, nossas escolas são outro nível!hahahah
=DD
Postar um comentário