quarta-feira, 9 de julho de 2008

O Circo Voador do Monty Python


Quem não conhece?
Corra até a loja de DVDs mais próxima (provavelmente não encontrará nada nas mãos dos camelôs) ou até uma locadora e assista!!

Um grupo inglês de humor non sense que nas décadas de 60 e 70 mexeu com as estruturas do Reino Unido.

Formado inicialmente por Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese (pós-python: Um peixe chamado Wanda, Harry Potter e 007), Michael Palin (pós-python: Um Peixe Chamado Wanda), Terry Jones, Terry Gilliam (pós-python: dirigiu Brazil, Os 12 Macacos, O Pescador de Ilusões, Os Irmãos Grimm) esses jovens atores britânicos encenavam de forma completamente ‘sem marcação’ textos surreais.
A influência de Monty Python na comédia chegou a ser comparada com os Beatles. Aqui no Brasil é notória a influência dos Python em programas como a TV Pirata, Casseta e Planeta e até mesmo Os Trapalhões.
No dicionário inglês o termo pythonesque, em tradução livre 'pythonesco', está para indiciar algo surreal ou absurdo.

Começou com o programa de TV Monty Python's Flying Circus fazendo enorme sucesso que se difundiu em shows, filmes, programas de rádios e até livros.
No youtube podemos ver milhares de sketchs com legendas (oba!!) do grupo: “Dead Parrot”, ‘’Silly Job Interview’’, “How Not to Be Seen”, “Argument Clinic” (veja aqui), “Mr Hitler” e por aí vai…



Entre os filmes está Em Busca do Cálice Sagrado, que é considerado um dos melhores filmes britânicos de todos os tempos.
Meu preferido é a Vida de Brian, que conta a história de um nazareno nascido ao lado da gruta de Jesus e sua vida segue paralela a do Messias sendo confundido com Ele em epsódios de milagres, sermões e até morte!

Assista ainda:
E Agora Para Algo Completamente Diferente (1971)
Monty Python Ao Vivo no Hollywood Bowl (1982)
O Sentido da Vida (1983)
Jabberwocky - Herói por acidente (1977)
Erik, O Viking (1989)

"Inventores" do spam
Tamanha influência exerceu o grupo que, após um grupo de advogados enviar uma mesma mensagem a um grupo de discussão na internet, em 1994, o fato de o Monty Python haver, numa de suas apresentações como vikings repetirem sucessivamente o nome de um enlatado chamado spam (Spiced Ham, ou presunto apimentado), por analogia (com a repetição das mensagens) este nome foi então adotado para designar aquilo que hoje, em internet, chama-se spam. [fonte: wikipédia]

Depois de conhecer e se divertir com o grupo, se tem orkut dê uma olhada na comunidade Monty Python Brasil. O povo que participa é fã de carteirinha e todos os posts, brincadeiras e discussões rolam em torno do cômico non sense inglês.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47348

PS: Só escrevi esse texto Com a MAGNÍFICA e ESPETACULAR ajuda de ALEX C.MACIEL (amigo e fã de Monty Python)

14 comentários:

Alex C.Maciel disse...

Sou fã do grupo desde que assisti na Tela Quente (bons tempos...) em 1989 ao filme MP Em Busca Do Cálice Sagrado. De lá prá cá, tenho visto quase tudo do grupo, ou de seus integrantes.

Existem cenas impagáveis!!!
Como a do nºmusical da chegada dos Cavaleiros em Camelot. Ou da cena da guerra em O Sentido Da Vida, ou ainda a do Brian quebrando o voto de silêncio do velhinho que fica num buraco.

E me alegra ver a influência deles nos humoristas de hoje, e alguns de ontem também, como já citado pela Renatinha.

Que eles continuem a influenciar as novas gerações de humoristas!!!

Vida longa ao MONTY PYTHON!!!
E aos seus fãs também!!!

mijeiderir disse...

Nunca tinha ouvido falar desse grupo não, vou dar uma olhada nesse video ae pra ver o que eu acho!

parabens pelo blog!

abraços

Mijei de Rir - Alegria e diversão!

Augusto disse...

Opa muito bom!!! Show esse post parabéns!!!


http://infoxcomp.blogspot.com/

Francis Mariani disse...

Minha querida lady já falou o suficiente, Monty Python é isso ai, uma comédia inteligente sem paixão politica ou respeito por algo ou alguem, já que até a morte de um de seus integrantes se tornou motivo de piada.
O que mais gosto em Monty Python foi que sua existência me proporcionou conhecer pessoas muito especiais que eu tenho hoje como amigos mais que importantes, amigos como Renata Garcia, Alex C. Maciel, Mauricio Lucas, Gaby, Matheus Dorta, Edmundo, Thiago...

Thais disse...

pareceia ser otimo isso

Deizi disse...

O que é Monthy Phyton?




Parabens, Re.

Deizi disse...

Ops...aquela Lucia ali sou eu.
Pata Deizi, a Bruxa.
Ou entao..ou então..
Deizi, a Pata bruxa.
Ou ainda:
Bruxa, a pata, Deizi.
Tem tb....
Oras...pare já com isso.
E agora, algo completamente diferente.

disse...

Quanta honra...
A mais famosa 'pata peso' aqui em meu blog.
Sim, Lucia é a Pata que serve para determinar o peso das bruxas.
Cuidado:
Se você pesa mais que uma pata pode ser queimado na Santa Fogueira (não tão santa assim) de Monty Python...

Obrigada Pata Deizi!

Unknown disse...

Meu problema eh encontrar o titulo original,as vezes eles sao tao diferentes,ja cansei de alugar dvds por aqui que ja tinha assistido no Brasil...

xxx

Júlio Marcondes Soares de Oliveira disse...

vimnesste blog pela comu do blogger bom os posts sao bons mais procure um assunto mais tecnologico e bote um tempalte :D

http://deskmodsdojulio.blogspot.com/

Júlio Marcondes Soares de Oliveira disse...

Bom muitos gostam de um tempalte assim , eu dependo muito da tecnologia é um assunto que envolve os jovens hj e o futuro sera o memso , mais seu trabalho esta otimo ;D

Francis Mariani disse...

...Ulisses, Vivy, Denise, Thais, Guilherme, Marta, Anita, Diths, Evandro, Fabio, Lucas, Ivan, Sônia, Victor...

Elcio Tuiribepi disse...

Olá...a música já fez com que eu ficasse mais um pouco, sou fã do Milton e do Clube da Esquina, e por acaso postei uma poesia que fizemos para eles em meu blog.
Mas o que eu queria falar é sobre este grupo, muito criativo e que inovou na forma de fazer rir. A Vida de Brian é muito show e muito bem sacado. Gostei também do primeiro texto: Sete coisas sobre o relacionamento, pena ser desconhecido o autor...bom domingo, um abraço...e parabéns pelo espaço.

Matheus disse...

Monty Python é, sem dúvida, o maior exponencial do humor de todos os tempos. Não há como não rir de filmes como Monty Python em Busca do Cálice Sagrado e A Vida de Brian, e de esquetes como "Argument Clinic", "A piada mais engraçada do mundo", ou então "Ministry of Silly Walk". A comunidade Monty Pytjon Brasil, no orkut, é formada de pessoas de extremo bom gosto, e ali encontrei amigos que conservo até hoje (em um vidro, com formol): Francis Mariani, Maurício RAL, Sônia Loureiro, Gaby, Taís, e claro, a grande Renatinha (uma alma sensível e uma excelente atriz).
Como diriam os Cavaleiros de ni: "NI!".

Powered By Blogger